quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

TdR 001/2015 - Meta 1 Etapa 1.2 - Desenvolvimento de roteiros e pesquisa ação.


INSTITUTO CULTURAL AMBIENTAL ROSA E SERTÃO

Convênio Caixa Econômica Federal / Instituto Rosa e Sertão / FNMA

Projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária do Mosaico Sertão Veredas

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 001/15


1.      OBJETIVO:  Contratação de pessoa jurídica para elaborar e ministrar 09 oficinas sobre roteirização; pesquisa e atualização de roteiros do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu no âmbito do projeto Turismo Ecoculltural de Base Comunitária do Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, sob a execução do Instituto Rosa e Sertão.

2.      CONTEXTUALIZAÇÃO:

O presente projeto é desenvolvido no território do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu[1] (MSVP).  O MSVP é um conjunto de áreas protegidas localizadas na margem esquerda do Rio São Francisco, entre as regiões norte e noroeste de Minas Gerais e parte do sudoeste da Bahia. A área total de abrangência do MSVP é de aproximadamente 1.500.000 hectares, que envolvem unidades de conservação ambiental, comunidades quilombolas e tradicionais, e a Terra Indígena XaKriabá. Em Minas Gerais, o Mosaico SVP engloba áreas dos municípios de Formoso, Arinos, Chapada Gaúcha, Urucuia, Cônego Marinho, Januária, Itacarambi, Bonito de Minas, São João das Missões e Manga. Atravessado pelo Rio Carinhanha, o território se estende até parte do município de Cocos, na Bahia. A diversidade ambiental da região, que abriga espécies endêmicas da fauna e flora do Cerrado, convive com a riqueza cultural dos povos e comunidades tradicionais dentre eles sertanejos, veredeiros, catingueiro, ribeirinhos e vazanteiros. Busca-se por meio desta estratégia de desenvolvimento territorial conciliar a proteção da biodiversidade à valorização cultural e social das comunidades, em uma proposta de gestão integrada e participativa do território.  Para isso, o Mosaico é regido por um Conselho Consultivo, composto por representantes das Unidades de Conservação, membros do poder executivo e lideranças locais.
Dentre os Mosaicos reconhecidos pelo Brasil, o Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu é tido como referencia nacional, pois apresenta dinâmica diferenciada em relação a sua atuação no que tange o diálogo entre os gestores das áreas protegidas e comunidades tradicionais. Também, pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial de Base Conservacionista (TDBC) cuja construção foi iniciada em 2006 pela Funatura (Edital 001/2005, FNMA). Depois de quatro anos deste trabalho, o Mosaico SVP tem seu Plano implementado por meio de dois projetos: de Turismo Ecocultural (Instituto Rosa e Sertão) e Extrativismo Sustentável (Cooperativa Sertão Veredas) em parceira com o FNMA e apoiado financeiramente pelo Fundo Socioambiental da CAIXA.
            Em especial, o Projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária no Mosaico Sertão Veredas Peruaçu objetiva promover o desenvolvimento do Turismo Ecocultural de Base Comunitária na região do Mosaico, de forma a valorizar as riquezas naturais e as tradições culturais garantindo a participação de diferentes atores considerando as relações de gênero, etnia e geração. Pretende também, potencializar suas ações por meio do trabalho coletivo com o projeto Extrativismo Sustentável firmando a gestão integrada de duas vertentes de fomento a geração de renda e valorização dos modos de vida tradicional e da biodiversidade. Para isso serão desenvolvidas ações relacionadas com de capacitação, intercâmbio, valorização da cultura tradicional, educação ecocultural nas escolas, implantação de pousadas comunitárias e fortalecimento da organização comunitária, tendo como foco o turismo de base comum.
Para isso serão desenvolvidas ações relacionadas com de capacitação, intercâmbio, valorização da cultura tradicional, educação ecocultural nas escolas, implantação de pousadas comunitárias e fortalecimento da organização comunitária, tendo como foco o turismo de base comunitária.

3.      ABRANGÊNCIA

As atividades objeto deste TDR terão como âmbito geográfico o território do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu que engloba três núcleos: Grande Sertão (Chapada Gaúcha, Urucuia, Arinos, Formoso e Cocos/BA), Pandeiros (Bonito de Minas, Cônego Marinho e Januária)  e Peruaçu (Itacarambi, São João das Missões e Manga).


4.      ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

4.1 Preparar material informativo (apostila) baseado em trabalho de pesquisa-ação de campo com duração de 120 horas, com o objetivo de diagnosticar os roteiros já implementados na região, atrativos turísticos e construir de forma participativa novos roteiros. Além da proposição dos roteiros turísticos, a apostila deverá conter seguintes tópicos:

Sugestão Tópicos


Parte I-
 I) Aspectos Gerais sobre o território do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu e o Turismo de Base Comunitária;
II- Turismo comunitário, turismo de base comunitária ou local- Princípios, experiências e desafios.
III- Experiências de Turismo de base comunitária no Brasil, América do Sul e no mundo.
IV- Características da organização comunitária no MSVP
V- Redes de Turismo Comunitário

Parte II- Roteirização no Mosaico Sertão-veredas Peruaçu

I-                   Caminhos, rotas e roteiros na região do Mosaico:
II-                Roteiros do MSVP
Núcleo Pandeiros-
·     Atrativos
Ex: Monumentos naturais, unidades de conservação, manifestações artísticas (festas, folguedos, contadores de histórias, rituais, etc), gastronomia, atividades cotidianas ligadas ao modo de vida do Cerrado (exemplo: artesanato, extração vegetal típica, uso medicinal de plantas, dentre outras cujo “modo de fazer” possa ser compartilhado junto ao visitante que poderá experimentá-lo junto aos anfitriões e aprender mais sobre o lugar e a região)
·  Estrutura de recepção. (“parceiros” do roteiro e toda a estrutura “real” de hospedagem, alimentação, condução, etc). 
·     Roteiros diversos
·     Roteiros formatados
              Proposição temática de novos roteiros/releituras
              Mapa com traçado principal do (s) roteiro (s)
Núcleo Peruaçu:
·         Atrativos
·         Roteiros diversos
·         Roteiros formatados
          Proposição temática de novos roteiros/releituras
    Mapa com traçado principal do (s) roteiro (s)
Núcleo Grande Sertão
·         Atrativos
·         Roteiros diversos
·         Roteiros formatados
    Proposição temática de novos roteiros/releituras
     Mapa com traçado principal do (s) roteiro (s)

III-             Construindo roteiros
     Atores envolvidos
     Definição das responsabilidades dos atores
     Avaliação da qualidade:
                Estrutura de transporte
                Qualidade serviços prestados
                Qualificação profissional
·     Pontos fortes e pontos frágeis
·                      Perspectivas para o “futuro”: onde queremos chegar?

III.2
          Estudo do roteiro
Roteiro Integrado (Três Núcleos)
          Distâncias
          Acessibilidade
          Precificação
          Mapeamento
Núcleo Pandeiros
·         Distâncias
·         Acessibilidade
          Precificação
Núcleo Peruaçu
·         Distâncias
·         Acessibilidade
          Precificação
Núcleo Grande Sertão
·         Distâncias
·         Acessibilidade
          Precificação
III.3
Visita técnica;
Aprimoramento final.


4.2 Ministrar oficinas de 54  horas ao total, sendo realizadas oficinas de 6 horas em cada uma das 9 comunidades integrantes dos 3 núcleos citados no item abrangência acima. . Esta apostila tem que estar de acordo ao nível que se estabelece para os participantes, sendo assim uma apostila que seja utilizada para pesquisa, organização e outras fontes necessárias para sua compreensão. As oficinas acontecerão entre os dias 01/05 e 31/05 de acordo com cronograma definido junto aos consultores, ao IRS e às comunidades integrantes do núcleo Grande Sertão, Pandeiros e Peruaçu. Estas oficinas deverão que ser adequadas de acordo o público presente, a forma metodológica tem que ser explicativa ao que se pretende o material didático a ser produzido.

4.3. Georreferenciar a área de atuação das oficinas e proporcionar mapa dos roteiros com pontos específicos.

4.4 Elaborar relatório sobre as atividades, incluindo relato das oficinas realizadas com listas de presença (nome completo e CPF), tópicos abordados, apostila e avaliações processuais dos participantes, levantamento bibliográfico e atualização dos roteiros já existentes com apontamentos para consolidação do trabalho. Estes relatórios terão que ser realizados a cada oficina, constando as impressões dos participantes e da equipe.

5.    PRODUTOS

5.1. Apostila sobre “Roteirização e suas perspectivas” com aspectos da região do Território Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu, com no mínimo 60 páginas contendo os princípios do TBC numa linguagem que possibilite futuras publicações acerca do tema;

5.2 Roteiros do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu e suas respectivas informações;

5.3 Roteiros do projeto Turismo Ecocultural de Base Comunitária no Mosaico SVP, detalhado e georreferenciado.

5.4. Relatório sobre as atividades realizadas e diagnóstico da atual situação.


6.      PRAZOS

O prazo de execução do trabalho será de 03 (três) meses, iniciando-se no dia 02/03/2014;

7.      DESPESAS OPERACIONAIS


As despesas com transporte, alimentação e hospedagem dentro do território e referentes ao deslocamento da equipe de sua cidade sede até a região correrão por conta do Instituto Rosa e Sertão

8.       QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE

8.1        1- Coordenador com Formação nível superior completo em Turismo com pos-graduação na área;
8.2        1- Consultor com formação nível superior completo em Turismo com pos-graduação na área;
8.3        1- Profissional graduando em geografia ou profissional com experiência em geoprocessamento e elaboração de mapas;
8.4        1- Profissional de design gráfico com formação superior e experiência em criação de material didático ou instrucional  

8.2 Experiência de pelo menos 3 anos em trabalhos com ecoturismo, ou turismo rural, ou turismo de base comunitária.


9.      SUPERVISÃO

A supervisão será feita pela diretoria do Instituto Rosa e Sertão

10.   Da Seleção

Os convidados deverão encaminhar para o e-mail: rosaesertao@gmail.com ou correios para: Rua Serra das Araras, 795 Centro, Chapada Gaúcha/MG, CEP: 39 314 000, contendo: recibo de recebimento assinado e datado; currículo vitae e uma proposta com o valor bruto da Consultoria. Prazo: 27de fevereiro de 2015.

Chapada Gaúcha, 19 de fevereiro de 2015

Tereza de Jesus Silva Santos
Presidenta


Damiana Campos
Coordenadora Executiva





[1]Oficialmente reconhecido por meio da portaria do Ministério do Meio Ambiente no 128 de 24 de abril de 2009 e publicada no DOU de 27 de abril de 2009. O conceito de Mosaico está incorporado na lei que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei no 9.985  de 18 de julho de 2000 e no Decreto no 4.340  de 22 de agosto de 2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário